8 de abril de 2014

O que definimos como "modinha literária"?


Recentemente eu estava navegando no clube do livro e vi um post de um moço que criticava quem se dominava viciada em leitura, mas QUE só havia lido Harry Potter, Percy Jackson, Jogos Vorazes, A Culpa é das Estrelas... as denominadas modinhas literárias. Não demorou muito para que 200 pessoas disparassem comentários contradizendo o que ele disse, dizendo frases como "leitura é leitura" "não importa o que a pessoa lê, desde que ela leia, está ÓTIMO" e frases do tipo...

Depois dessa postagem, fiquei pensando: O que realmente definimos como modinha literária? Será que ela existe?

Sabe de uma coisa? Pra mim, ela não existe, dependendo muito do contexto em que ela é colocada. Pra mim, livros são livros e eles só se tornam best-sellers quando envolve uma grande divulgação por parte da editora e quando a história é boa, independente do gênero e tudo tal.
Acho que as pessoas denominam os livros modinhas, como Harry Potter, Jogos Vorazes e A Culpa é das Estrelas, porque a maioria das pessoas que consomem esses livros são jovens e porque as pessoas que dizem lê-los não dominam o que é tratado no livro,  então é por isso que eles viram modinha, nos olhos das outras pessoas/leitores


Não creio que exista livros que foram feitos para virar modinhas, até porque os escritores escrevem a sua história para que pessoas como eu e você possam conhecer e se identificar com o seu mundo, como sua imaginação e fatos que ocorreram com ele.
Acredito muito em livros comerciais, mas de qualquer maneira, ainda são livros. Como disse  o Lennon Carvalho lá no Clube do livro, livros foram feitos para serem lidos e ponto final, o que reamente importa é a pessoa adquirir o hábito da leitura, independente de qual gênero seja.
Concluindo tudo isso. Livros modinhas não existem, é só uma invenção das pessoas para definir coisas que foram extremamente aceitas pela grande massa.

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Conta pra gente!

7 comentários

  1. Tambem acho que leitura é leitura, e as pessoas que realmente gostam de ler deveriam ficar felizes, porque teremos pessoas para comentar o livro gente!!!
    http://blogtutti-frutt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Por mais que alguns falar que é "modinha" é legal ver as pessoas ser interessando pela leitura. Eu também já vir comentários A culpa é das estrelas em um blog literário, e uma pessoa dizendo que tinha virado modinha ler aquele livro. Ás pessoas poder achar ruim tal livro ficar tão popular, mas para o autor é a melhor coisa que tem. Como você diz leitura é leitura.
    Beijos
    www.dosedeilusao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fran, é muito legal ver o pessoal lendo livros, independente do gênero. O legal disso tudo, é que quando a pessoa termina um livro, ela vai se interessar pra ler mais, porque ela gostou e tudo mais, isso é o mais legal. E em relação ao autor, acho que ele fica muito mais feliz com o retorno que o livro tá tendo entre as pessoas, o financeiro também conta, mas ver o seu livro fazendo sucesso deve ser muito, mas muito legal!

      Excluir
    2. Concordo contigo e acho o seguinte: Se a pessoa ler por gosto então ela se tornará um leitor. E esse é o legal de ser "modinha".

      Excluir
  3. Eu não sei se existe mesmo essa coisa de modinha literária, mas eu preciso ser honesta e dizer que me incomoda muito algumas pessoas que, claramente, não gostam de leitura e se pegam lendo um livro como "A Culpa é das Estrelas" apenas para se encaixar num grupo. Tenho um amigo, por exemplo, que começou a ler Percy Jackson apenas para conseguir ganhar a atenção de uma garota x, e depois que conseguiu, a série ficou perdida no fundo da gaveta dele.

    Acredito que sim: leitura é leitura. O que eu não gosto é das pessoas que banalizam o ato de ler só pra estar fazendo o que todo mundo está fazendo.

    http://www.entreosmeusdramas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente com você. É realmente um saco ver um bocado de gente julgando leitura alheia. Leitura é leitura. Temos que ler o que gostamos e aprender a respeitar os gostos literários dos outros.
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma tese sobre isso: Ser "modinha" é bom. Porque modinha faz uma trilogia virar saga porque o sucesso foi enorme. Livros "modinhas" podem virar filme ou series de sucesso...e os fãs comemoram. A denominação de modinha é na verdade aquela galera que diz: "ah, eu sou leitor" mas só ler um livro no ano, e nem se quer se identifica com tal história. É só pelo fato de: Eu li aquele ou este livro.
    A questão é: todos temos um leitor dentro de nós, alguns ainda não encontraram o seu livro preferido.

    ResponderExcluir

Um pequeno avisinho antes de comentar: por favor, não comente: "amei seu blog, segue o meu, ou visite o blog"ou comentários que só fazem troca de links, este tipo de comentário não será aceito. Comente algo legal, que vá agregar. E eu sempre visito os links que são deixados aqui, e faço isso com o maior prazer <3

 






Design e programação: Carol Mascarenhas
Cores de Dezembro - 2013/2015. Versão 4. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger