18 de março de 2015

Livro: Não olhe para trás de Jennifer L. Armentrout

Título: Não olhe para trás
Autor: Jennifer L. Armentrout
Editora: Farol Literário
Número de páginas: 440
Ano: 2014
ISBN: 9788582770702 / 8582770707
Avaliação no Skoob: 4,4
Classificação dada pelo blog: ★★★★★

Não olhe para trás, é o primeiro livro que eu recebi em parceria com a Editora Farol Literário. Tinha mostrado um pouco dos itens de boas vindas neste post aqui.
Eu já estava muito ansiosa pra ler Não olhe para trás, e fiquei muito animada quando a Farol falou que ele ia ser o primeiro livro que os parceiros iriam receber. Assim que ele chegou, corri logo pra ler. Demorei um pouco pra lê-lo, porque apesar da curiosidade, eu não tinha certeza se eu queria saber o que ia acontecer no livro e descobrir quem fez o quê.
Não olhe para trás, conta a história de Sam, uma jovem de 17 anos que é bonita, rica e muito popular. Tem o namorado dos sonhos, só que o problema disso tudo é que ela não sabe disso, ou melhor, ela não se lembra disso. Depois de quatro dias desaparecida, Sam aparece no meio de uma estrada, suja, com as unhas lascadas e com sangue no corpo e ela não se lembra de absolutamente nada em relação ao que aconteceu com ela. Em pouco tempo, ela descobre que juntamente com ela, havia uma menina, chamada Cassie, e que ela foi a última pessoa a vê-la. Ela descobre que Cassie é sua melhor amiga, a qual mantinha uma relação extremante confusa. Uma amizade marcada por muita rivalidade. Sam, acaba descobrindo que ela era uma menina má e muito mimada. Ela não se reconhece no próprio corpo e começa a sentir repulsa de si mesma pelas atitudes no passado.

Com tudo isso acontecendo em sua vida, Sam começa a querer descobrir sobre si mesma e o que aconteceu naquela noite.
Quando eu comecei a ler o livro, eu não sabia de absolutamente nada do que acontecia na história. Me recusei a ler sinopse no primeiro momento, tudo para que a experiência do suspense fosse maior. Então eu tinha em mãos um livro cuja eu não sabia o conteúdo que era apresentado e a única coisa que eu sabia era que ele de suspense e ponto.

Confesso que eu não me arrependi de não ter lido a sinopse de imediato. Isso tudo ajudou a tornar a experiência de ler esse livro, única. A autora nos apresenta aqui, uma história que nos faz sentir várias emoções ao mesmo tempo, como raiva, angústia, medo, desespero, amor, repulsa... tudo em uma única personagem. Ela abre totalmente a cabeça da Sam e nos mostra como é ruim esquecer quem nós somos, mas também mostra que é bom esquecermos quem nós somos e termos um recomeço, irmos nos conhecendo aos poucos.
A cada página que você passa, você não sabe o que vai te aguardar. Cada pessoa que você vai conhecendo junto com a Sam, se torna suspeito. Até no meio do livro mais ou menos, talvez até antes, você não sabe claramente nada do que aconteceu. Ela vai dando pistas através de fragmentos que você não sabe distinguir claramente o que cada um é: se é uma mera lembrança ou se é uma mera ilusão da cabeça da personagem e a ânsia para saber o que aconteceu com a Cassie e com a própria Sam, só aumenta.

"Sexo, alcool e morte pareciam andar de mãos dadas. Talvez, fosse a maneira de as pessoas lidarem com a coisa. Deixar se perder diante de algo tão definitivo quanto a morte, tinha lá seu apelo.
Só que eu já estava perdida" 
 – Página 241
Depois de cento e poucas páginas, você vai começando a descobrir o que aconteceu e começa a ligar os fatos, mas o problema é que as pessoas começam a parecer mais suspeitas do que no começo do livro. Você começa a se confundir mais, mas essa confusão é extremamente essencial para o suspense do livro.

O final é totalmente revelador e surpreendente. Eu sinceramente fiquei chocada em saber quem fez o quê e o que aconteceu na noite em que as duas despareceram. Fiquei, OI? Como assim? Gente, me segura. E o engraçado é que depois que eu soube de tudo, eu voltei a ler os primeiros capítulos e as dicas que a autora vai dando sobre quem é o suspeito, começa a ficar evidente. É a aquela questão de você saber prestar a atenção em cada linha. A autora trabalha muito, mas muito bem nisso. Assim como a editora, que soube fazer uma bela capa, que condiz totalmente com o conteúdo do livro (não posso contar, porque se não perde a graça), além dos detalhes de papel no começo de cada capítulo. A diagramação está simplesmente perfeita. O tamanho da fonte contribui para uma leitura confortável e a inexistência de erros ortográficos colaboram mais ainda.

Não olhe para trás é um livro que me conquistou de verdade, tanto no conteúdo que é excelente, quanto na capa que é muito bem feita. Jennifer L. Armentrout é uma escritora de peso e que sabe trabalhar muito bem um suspense, é aqueles suspenses que te deixa com um gosto de quero mais e que você não vai querer largar por um bom tempo.

7 comentários

  1. Queria deixar claro que antes desse post ter sido publicado eu já tinha lido, mas é impossível não vir aqui reler e comentar! A resenha ficou incrível e o livro parece ser foda, a história me chamou bastante atenção, quem sabe depois da minha pequena lista de livros que quero ler eu não leia esse. Mais resenhas como essa por favor.

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros com finais desse tipo, que nos deixam surpreendidas, demorando a digerir o que aconteceu.
    Com certeza parece um ótimo livro, mas e essa capa? Achei digna.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de ler resenhas que despertem o interesse na leitura. Eu não conhecia o título, mas só pelo seu texto já me interessei. Ótima resenha!

    Beijos, Pri
    VINTAGEPRI

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Adorei a resenha, me fez querer ler o livro.
    Adicionei seu blog no meu feedly para eu ficar por dentro das novidades.
    Beijos

    www.mariannemoura.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol !!! lindo seu blog e adorei o post !!!
    adorei a forma como você resenhou o livro, despertou meu interesse em ler tambvém!!!
    Aproveitei e já adicionei seu blog, desejando conhecer o meu ...

    Meu Blog Diário
    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/lorenacaribeblog

    ResponderExcluir
  6. Que DEMAIS!!
    Fiquei muito curiosa pra ler, Carol!
    Adorei sua resenha :D

    ResponderExcluir

Um pequeno avisinho antes de comentar: por favor, não comente: "amei seu blog, segue o meu, ou visite o blog"ou comentários que só fazem troca de links, este tipo de comentário não será aceito. Comente algo legal, que vá agregar. E eu sempre visito os links que são deixados aqui, e faço isso com o maior prazer <3

 






Design e programação: Carol Mascarenhas
Cores de Dezembro - 2013/2015. Versão 4. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger